sexta-feira, 9 de novembro de 2007

salzedas e a judiaria





O nome Salzedas provém do latim Saliceta que significa salgueiral, vegetação muito abundante nas margens do rio Varosa, que por ali corre. É de povoamento muito antigo. Por aqui passaram Lusitanos e Romanos, Suevos e Visigodos e, mais tarde, Muçulmanos.
A génese da sua história remonta ao lugar a que hoje se dá o nome de Abadia Velha e a sua povoação cresceu em torno do Convento de Santa Maria de Salzedas.O grande ex-libris é o Mosteiro Cisterciense de Santa Maria de Salzedas mandado erigir por D. Teresa Afonso, mulher de Egas Moniz, aio de D. Afonso Henriques. De estrutura românica, completamente remodelado no século XVIII e a sua igreja sagrada no século XIII, representa um dos mais ricos e emblemáticos mosteiros de Portugal.




Quelho ou Judiaria de Salzedas

Salzedas caracteriza-se, também, pelas reminiscências do que outrora poderia ter sido uma Judiaria. No interior de um conjunto arquitectónico urbano mais vasto, descobrimos ruínas com inscrições e elementos de simbologia judaica que poderão atestar e testemunhar a presença de Judeus nesta Aldeia em tempos remotos.
Este conjunto desenvolve-se a partir de curiosos arruamentos, de traçado muito irregular, que são moldados pelas construções que o compõem e permitem a passagem de uns para os outros, através de invulgares passadiços, integrados nas arquitecturas. Estes arruamentos são também um convite à descoberta de novos símbolos, novas cores e nova história que pode encontrar aqui, na Aldeia Vinhateira de Salzedas.


E é claro que temos fotos...

Sem comentários: