sexta-feira, 22 de fevereiro de 2008

EM VIAS DE EXTINÇÃO... OU JÁ EXTINTO...


Extinto: A triste história do Dodó


O meu nome é Dodó, embora os cientistas prefiram chamar-me Raphus cucullatus. Em tempos idos, vivia na ilha Maurícia, perto de Madagáscar. Era uma espécie de pombo, um bocado grande e pesado, talvez desajeitado, mas vivia feliz... Aliás, nem voava. As aves têm essa estranha mania de perder o hábito de voar quando não têm predadores... E eu não tinha predadores nem asas para voar (e fugir )!
A vida decorria, assim, tranquila, até que um dia, já lá vão mais de 300 anos, chegou a essa ilha um predador terrível: o homem!
Descobriu que a minha carne era gostosa e perseguiu-me implacavelmente.
Foi graças a ele, a essa caça selvagem de que fui alvo (ao menos podia ter deixado alguns casais vivos...) que sou, agora, um animal extinto. Isto é, JÁ NÃO EXISTO!!!


Em vias de extinção: A foca


A foca é um animal em vias de extinção porque vive em zonas poluídas. O mar está cheio de lixo, produtos tóxicos, com falta de peixe, etc. Também os pescadores matam as focas para fazerem coisas de pele. Nós devemos defender as focas alertando as autoridades para a proibição de poluir o mar e a sua pesca.

Escola de Salzedas

Sem comentários: